Entenda as etapas do tratamento que ajuda milhares de mulheres a realizarem o sonho de ser mãe
A FIV é atualmente um dos tratamentos mais eficazes em casos de infertilidade, e pode ser a solução ideal para quem está enfrentando dificuldades para engravidar.
A fertilização in vitro é uma das principais técnicas da medicina reprodutiva para auxiliar mulheres e casais a alcançarem o sonho de ser pais. Desde problemas hormonais, idade avançada, infertilidade sem causa aparente, endometriose ou obstrução das trompas, há diversos fatores que podem levar à necessidade de um tratamento como a FIV.
Mas afinal, como funciona o tratamento de fertilização in vitro? Entenda abaixo as principais etapas desse processo:
1. Estimulação ovariana
A primeira fase do tratamento consiste na estimulação dos ovários da mulher com medicamentos hormonais, para que mais óvulos amadureçam em um único ciclo.. Essa fase dura entre 8 a 14 dias e é acompanhada por ultrassonografias e exames hormonais para monitorar a resposta do organismo.
2. Coleta dos óvulos
Quando os folículos atingem o tamanho ideal, é realizada a coleta dos óvulos por meio de um procedimento chamado punção ovariana, que é feito com sedativo leve e guiado por ultrassom transvaginal. Neste mesmo dia, o parceiro também fornece a amostra de sêmen (ou utiliza-se de banco de esperma, dependendo de como for o caso).
3. Fertilização e cultivo dos embriões
Os óvulos coletados são fertilizados em laboratório, com os espermatozóides e, os embriões formados, serão cultivados por aproximadamente 6 dias. Durante esse período, os embriologistas vão acompanhando de perto o seu desenvolvimento para selecionar o embrião com maior potencial de implantação.
4. Transferência embrionária
Aqui nessa etapa, chegou o grande momento da transferência dos embriões para o útero da paciente. Geralmente é transferido apenas um ou dois embriões, para reduzir os riscos de uma gestação múltipla! É um procedimento simples e indolor, realizado com muito cuidado.
5. Suporte hormonal e teste de gravidez
Após a transferência, a paciente continua tendo acompanhamento e seguindo com as medicações para preparar o endométrio e favorecer a implantação do embrião. Cerca de 10 dias depois, é feito o teste de gravidez (o beta-hCG).
Para quais casos a FIV é indicada?
A FIV pode ser indicada para diversos casos de empecilhos para uma gestação, como:
- Idade materna avançada,
- Endometriose,
- Baixa reserva ovariana,
- Obstrução tubária,
- Falhas em tratamentos anteriores,
- Infertilidade sem causa aparente,
- Casais homoafetivos,
- Pessoas que buscam produção independente.
Cada caso é único, e por isso é fundamental contar com o acompanhamento de um especialista em reprodução humana para avaliar as possibilidades e conduzir o tratamento da forma mais adequada possível. A fertilização in vitro tem se mostrado uma excelente alternativa para a realização do sonho da maternidade e paternidade, com altas taxas de sucesso quando bem indicada e conduzida.
Se você está começando a pesquisar sobre fertilização in vitro, agende uma avaliação com um especialista e tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento!
Dra. Franciane Obara
Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana
CRM-PR 31112 | RQE 2778 e 23106
📍 Eco Medical Center: R. Goiás, 70 - Curitiba/PR
📱 Triamare Reprodução Humana (41) 98848-8000