Qual a relação entre a saúde mental e a fertilidade?
Nossa saúde física e mental estão interligadas, pois o nosso organismo funciona como um todo. A saúde mental pode sim afetar a fertilidade e é importante cuidar dela durante todo o processo de tentar engravidar.
Assim como a fertilidade e a dificuldade para engravidar podem abalar seus pensamentos e emoções, o inverso também é válido. Altos níveis de estresse e ansiedade podem desregular os hormônios, o ciclo menstrual e, consequentemente, a facilidade ou dificuldade para engravidar.
A jornada de uma tentante pode ser desafiadora e repleta de emoções complexas, por isso, cuide da sua saúde mental. Se você está tentando engravidar e até fazendo o tratamento, conte sempre com profissionais psicólogos e psiquiatras.
Busque por uma rede de apoio em amigos e familiares que compreendam e te apoiem verdadeiramente.
A rede de apoio é aquele grupo de pessoas que está ao seu lado nos momentos difíceis. Lembre ninguém precisa passar por momentos difíceis sozinha. Ter pessoas com quem dividir esse peso das preocupações deixa essa caminhada mais leve. Para fazer parte dessa sua rede, escolha pessoas que te escutem, que te acolham e não pessoas que te julguem.
Divida sua jornada com alguém que tornará tudo mais leve! Continue buscando a realização do seu sonho, com o apoio de quem realmente se importa com você. Conte com amigos, familiares e profissionais da saúde para ajudar você na busca pela gestação.
Não é uma fraqueza buscar por psicólogos e psiquiatras. Conte com profissionais especializados nos cuidados com a sua mente e crie uma rede na busca pela gestação.
Dra. Franciane Obara
Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana
CRM-PR 31112 | RQE 2778 e 23106
📍 Eco Medical Center: R. Goiás, 70 - Curitiba/PR
📱 Triamare Reprodução Humana (41) 98848-8000