FIV/ICSI
A Fertilização In Vitro (FIV) é um tratamento de reprodução assistida onde a fertilização do óvulo pelo espermatozoide acontece em laboratório, enquanto a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), é uma técnica avançada de Fertilização in Vitro (FIV).
O tratamento de FIV é realizado em algumas etapas, assim como diversos tratamentos de reprodução assistida:
1ª Etapa: estimulação ovariana
A estimulação ovariana tem o objetivo de fazer com que mais óvulos amadureçam em um único ciclo. A paciente irá utilizar medicamentos hormonais e o seu ciclo menstrual será monitorado para identificar o momento da ovulação.
2ª Etapa: coleta dos gametas
Após a ovulação, realizamos a coleta dos óvulos e espermatozoides para formar o embrião. Neste caso, óvulos e espermatozoides também podem ser de doadores anônimos.
3ª Etapa: fertilização com ICSI
A fertilização, ou seja, a união entre o óvulo e o espermatozoide, será realizada por profissionais chamados embriologistas em laboratório. Quando utilizamos a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), são selecionados os melhores espermatozoides e melhores óvulos, em seguida, o espermatozoide será inserido diretamente dentro do óvulo para formar embriões de maior qualidade.
4ª Etapa: cultivo embrionário
Ainda no laboratório os embriões formados serão cultivados e irão passar pelas primeiras fases de desenvolvimento. Dessa maneira, será possível analisar os embriões e selecioná-los.
5ª Etapa: transferência de embriões
Serão selecionados os melhores embriões para que sejam transferidos diretamente no útero, escolhendo aqueles que têm a maior chance de alcançar uma gestação bem sucedida.
A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica muito moderna e pode ser a solução para casos de infertilidade, mas é muito importante consultar profissionais especializados para realizar o tratamento.
Agende sua consulta com especialista em reprodução assistida em Curitiba.